
120 g de presunto Joselito com cura de 24 meses
6 ameixas aromatizadas em conserva
1 abacate Hass
70 ml de sumo de lima
80 ml de azeite de alta qualidade
20 g de açúcar
1 lima caviar
10 folhas de manjericão
1 concha com trevo vermelho
Sal, pimenta-de-caiena
Derreter o açúcar numa panela e caramelizar até dourar. Acrescentar sumo de lima e deixar levantar fervura até o açúcar se dissolver e adquirir uma consistência xaroposa. Deixar arrefecer um pouco o xarope e adicionar gradualmente o azeite. Adicionar as folhas de manjericão bem moídas e passar após 5 minutos. Temperar o xarope com sal e pimenta-de-caiena.
Cortar a lima caviar no sentido longitudinal e retirar os gomos finos do interior com uma colher pequena.
Cortar o abacate ao meio, remover o caroço e soltar a polpa com uma colher. Espremer a polpa através de um coador e colocá-la em pequenas porções do tamanho de uma colher de sopa num prato com forma alongada.
Acrescentar os gomos da lima caviar e colocar metade de uma ameixa descaroçada em cada metade do abacate. Dispor o presunto de forma solta e delicada. Espalhar sobre o presunto diversos fios da emulsão de lima e azeite.
Polvilhar com trevo vermelho.