Ziti gratinado com chouriço

Yannick Alleno

Ziti gratinado com chouriço

Ir Ver video Receta
Prato
8 pessoas
Gratinado de ziti
500 g de macarrão ziti
1 l de natas
1 l de leite
Sal, pimenta, noz-moscada, louro, tomilho, alho q.b.

Gratinado com chouriço

50 g de chouriço misto
50 g de miolo de pão fresco
50 g de manteiga

Molho scamorza

500 g de leite
100 g de scamorza fumada

Conclusão

Orégãos, limão q.b.
80 g de sumo de aves

Gratinado de ziti

Cozer o ziti no leite e nas natas com tomilho, louro e alho. Assim que estiverem cozinhados, colar os pedaços uns aos outros a quente em dois pratos diferentes e, em seguida, envolvê-los com película aderente.
Reduzir o leite de cozedura até este atingir a consistência de molho bechamel e, em seguida, temperar com sal, pimenta e noz-moscada.
Verter o molho bechamel sobre a primeira metade de macarrão ziti e, posteriormente, colar a outra metade por cima. Aplicar uma segunda camada de molho, envolver com película aderente e deixar arrefecer.

Gratinado com chouriço

Misturar o chouriço misto, o miolo de pão e a manteiga e espalhar por duas folhas de papel vegetal, até uma altura de 3 mm. Deixar no congelador por momentos e, em seguida, cortar em quadrados de 6 x 6 cm.

Molho scamorza

Derreter lentamente a scamorza no leite quente e, em seguida, misturar e passar pelo escorredor.

Conclusão

Cortar o gratinado de macarrão ziti em pedaços de 6 x 6 cm e, em seguida, aquecer no forno. Aplicar o gratinado de chouriço por cima e colocar sob a salamandra.
Num prato, desenhar um círculo de sumo de aves e, no meio, colocar o gratinado de ziti. Emulsionar o molho de scamorza e verter à volta do gratinado. Por fim, decorar com folhas de orégão e com casca de limão.
close
Email
close
close