Notas sobre a Criatividade

Notas sobre a Criatividade

07.FEV.2014

Ferran Adrià não é só um cozinheiro, mas também é um artista. O processo criativo dos seus pratos vem antes de tudo o resto, e pela primeira vez pode ver os seus desenhos culinários. O “New York Drawing Center,” o único centro nos Estados Unidos focado exclusivamente na exposição de desenhos históricos e contemporâneos, é anfitrião de uma exposição dos desenhos deste cozinheiro até 28 de fevereiro.

 

Intitulada “Ferran Adrià: Notes on Creativity,” a exposição mostra ao público o processo criativo do fundador do elBulli através dos seus desenhos, notas e fotografias tiradas no restaurante Montjoi Cove durante os seus anos de operação.

 

Esta exposição segue o intelectual inovador e ideias filosóficas que Adrià tem sobre a cozinha que alteraram a forma como compreendemos a comida para sempre. Estas ideias são apresentadas como pósteres de parede, imagens em molduras e materiais efémeros associados a estas. Um cubo gigante mostra imagens em grande escala da cozinha do elBulli. A toda a volta, várias vitrinas mostram uma seleção de livros e desenhos sobre a criação de menus, taxonomias de produtos e notas pessoais, desenhos arquitetónicos da sede da elBulli Foundation, reprodução de pratos de plasticina e desenhos de protótipos de vários utensílios utilizados na cozinha.

 

Paralelamente a esta exposição, várias atividades foram organizadas, entre as quais a exposição do Documenting Documenta, um documentário sobre a participação do cozinheiro catalão no Dokumenta12 e na estreia do filme 1846, que mostra imagens de cada prato servido por Adrià no elBulli e que foi produzido pelo Drawing Center.

 

“Seria mágico ir a Nova Iorque, ver esta exposição, e depois apanhar um comboio para Boston e ver a outra, porque elas são duas formas diferentes de compreender o elBulli,” disse Ferran Adrià. Na verdade, estas formas de compreender o famoso restaurante combinar-se-ão numa grande exposição que abrirá em Madrid em outubro próximo. Esta é uma pré-visualização da altamente ansiada abertura da elBulli Foundation.

 

Para Ferran Adrià, esta exposição permite-lhe parar de ter de se analisar a si próprio e abrir caminho para outros poderem explicar, de fora, como é que veem o seu trabalho. Isto é um pouco de feedback que, segundo Adrià, será aplicado no elBulli 1846 e na elBulli Foundation.


Em Joselito estamos orgulhosos de ter tido Adrià como o protagonista do primeiro edicción de JoselitoLAB , uma vez que o seu talento ligado à tradição e excelência de Joselito, tem permissão para criar grandes receitas . Algumas receitas com a genialidade do chef catalão , ter alcançado o status de deliciosos pérolas culinárias .

LINKS