As tapas segundo Ferran Adrià

As tapas segundo Ferran Adrià

21.JUL.2014

Ferran Adrià esteve presente na anterior cerimónia de entrega de prémios aos melhores restaurantes do Reino Unido, atribuídos pela Restaurant Magazine no início de julho. Adrià deu uma conferência acerca da arte de tapeo perante uma audiência composta por duzentos chefs britânicos no clube social e desportivo londrino The Hurlingham Club.

 

O melhor chef do mundo definiu tapa como uma pequena porção de comida, atualmente preparada com qualquer produto, embora tenha sido preparada, durante muito tempo, apenas com alimentos ibéricos. O cozinheiro considerou que, ao ingerimos as tapas, podemos utilizar os dedos ou talheres, devendo apresentá-las em pratos pequenos e partilhá-las sentados ou levantados à volta de uma mesa ou de um balcão, a qualquer hora do dia.

 

Este conceito é seguido por restaurantes e bares tais como o Tickets, gerido pelo irmão de Ferran, Albert Adrià, ou o Bodega 1900, também faz parte do grupo liderado por esses dois gênios fogões catalães, os quais adaptam os ingredientes que compõem estes pratos a uma variedade mais ampla do que a dos originais ibéricos, enquanto utilizam as técnicas de gastronomia moderna mais avançadas. Adrià explicou que estes negócios se baseiam no conceito contemporâneo de tapa, o qual é encarado como uma saborosa versão de menu. Por conseguinte, trata-se de espaços gastronómicos em que cada prato constitui um sinal da alta cozinha da atualidade, disponível para o grande público.

 

Na verdade, em conformidade com esta tendência de aproximar a alta cozinha ao grande público, Ferran Adrià criou 40 receitas para o laboratório Joselito nas quais o Presunto ibérico Joselito é o principal ingrediente; algumas destas receitas são perfeitamente apropriadas para serem servidas como tapas: as típicas batatas bravas, croquetes, anchovas, alcachofras com ovos de codorniz e presunto Joselito e deliciosas fatias de presunto ibérico Joselito provenientes de carne de porco alimentado à base de bolota, devidamente cortadas. E a versatilidade de Joselito permite combinar perfeitamente com uma infinidade de receitas.

LINKS