Inteligência artificial na cozinha

Inteligência artificial na cozinha

08.JAN.2014

A inteligência artificial vem para dentro da cozinha, de mãos dadas com o website receteame.com Investigadores da Universidade Politécnica de Valência desenvolveram um website para fãs de cozinha que é capaz de aprender os sabores e preferências dos utilizadores individuais, para além das restrições alimentares, de modo a propor receitas adaptadas à pessoa que as pede.


Sob o lema “Encha o seu frigorífico com boas ideias”, o website procura milhares de receitas na Internet, obtendo informações adicionais, tais como o total de calorias ou intolerância alimentar, para cada uma das receitas. O website utiliza também as redes sociais para encontrar os sabores e os gostos de um utilizador, permitindo-lhe sugerir menus de grupo que todos os convidados irão gostar.


O website foi criado pelo Grupo de Tecnologia de Computadores e Inteligência Artificial da Universidade Politécnica de Valência, que já tem uma vasta experiência no campo dos sistemas inteligentes. As descobertas da pesquisa na tecnologia dos acordos são aplicadas neste projeto, incluindo métodos de recomendação baseados em argumentação, semântica, técnicas de alinhamento e aprendizagem baseada em casos.


A página tem sido exibida como uma solução para todas as pessoas que não sabem o que fazer para o almoço. Assim, e pela altura do Natal, o receteame.com forneceu ao público uma antevisão da recomendação e do serviço de pesquisa de receitas.


Para utilizar o receteame.com, os utilizadores apenas necessitam de se inscrever gratuitamente e começar a navegar. As receitas propostas podem ser avaliadas e partilhadas, e os utilizadores podem mesmo adicionar as suas versões, para além de receberem conselhos totalmente personalizados. Para além disso, se os utilizadores se inscreverem com as suas contas do Facebook, irão receber propostas mais personalizadas dado que o website terá acesso a mais conhecimento acerca dos seus sabores e dos sabores dos seus amigos.


Por conseguinte, esta é uma página muito intuitiva, constituída por seis botões para aceder aos conselhos, menus de grupo, menus adaptados, uma lista de compras habitual do utilizador, partilhar receitas e uma lista de preferências para a pessoa inscrita. Deste modo, os seus criadores garantem que, quanto mais utilizar a página, melhor se irão tornar os conselhos que irá receber.

LINKS