Cada parte do presunto Joselito é única

Cada parte do presunto Joselito é única

07.JUL.2014

O Presunto Ibérico Joselito é uma joia gastronómica que oferece muitas possibilidades. Para além de nos ajudar a preparar receitas deliciosas e criativas como as do Joselito LAB, torna-se também no aliado culinário perfeito uma vez que cada peça é composta por diversas nuances de aroma e textura.

 

Cada parte do Presunto de porco ibérico alimentado a bolota Joselito possui uma textura e um aroma distintos mas excelentes. Por isso se colocarmos o presunto no jamonero (suporte para presunto), com os cascos para cima, a parte exposta é a maza. Essa parte é a mais suculenta, devido ao elevado teor de gordura da sua carne. A gordura transforma-a na parte em que o aroma ibérico daquele que é considerado o melhor presunto do mundo é mais evidente: é o componente que melhor absorve as propriedades saudáveis das bolotas ingeridas pelos porcos Joselito. Este fruto é, na realidade, o principal responsável pela atribuição do aroma imbatível do presunto Joselito. Essa parte é perfeita para realizar um corte clássico com fatias finas e com a dimensão prevista de um cartão-de-visita, o qual deverá combinar a parte magra com a parte gorda. A área designada punta (a extremidade oposta aos cascos) é também muito oleosa, possuindo caraterísticas muito similares às da maza. Podemos, também, cozinhar um saboroso crocante Joselito, o qual possui uma textura surpreendente.

 

A parte denominada codillo, que possui um aroma muito doce e aromático, constitui a área superior da maza, podendo ser cortada em fatias mas, também, em cubos, para preparar uma entrada ou simplesmente para cozinhar. Além disso, a babilla, que é a parte oposta da maza e é a área mais enxuta, mais curada e menos oleosa é, também, muito apropriada para este tipo de corte. Além disso, estas partes permitem, também, executar um corte julienne, para utilizar o presunto Joselito como o complemento perfeito para sopas e saladas, uma vez que acrescenta o toque ibérico perfeito.

LINKS