Acabaram os frascos de azeite nas mesas dos restaurantes

Acabaram os frascos de azeite nas mesas dos restaurantes

13.JAN.2014

Os restaurantes estão prestes a dizer adeus aos tradicionais frascos de azeite. Há algumas semanas entraram em vigor novos regulamentos conduzidos pela Comissão Europeia e aprovados pelo Conselho de Ministros espanhol, o que significa que diversos restaurantes e empresas de serviços de restauração terão que utilizar frascos de azeite de oliva não reutilizáveis com os devidos rótulos.


Portanto, de acordo com esta regra, o azeite colocado para ser utilizado pelos clientes deve ser servido em recipientes rotulados que apresentem um sistema de abertura que quebra após a primeira utilização e possuam um recurso de proteção, o que significa que, depois do seu conteúdo original ser gasto, não é possível voltar a enchê-los.


Embora esta prática devesse ser estabelecida a partir de 1 de janeiro deste ano, a nova lei permite aos bares e restaurantes a possibilidade de poderem continuar a oferecer aos clientes o azeite de oliva e de bagaço de oliva adquiridos antes da entrada desta lei em vigor, até 28 de fevereiro de 2014.


Este regulamento faz parte do plano de ação da União Europeia para o setor do azeite de oliva que apresenta um número de medidas destinadas a melhorar a competitividade no setor. Além de retirar os frascos de azeite, uma das medidas mais exigidas pelos produtores de forma a preservar a qualidade superior dos azeites de oliva e prevenir tentativas de fraude aos consumidores implica o aumento da investigação científica a fim de detetar “práticas ilegais” que são, atualmente, muito difíceis de revelar.


Além do mais, está também a ser solicitada a proibição de misturar azeites vegetais visto não existirem análises científicas disponíveis completamente exatas para determinar de forma precisa a quantidade de cada tipo de azeite misturado. 


Nós, em Joselito, apoiar esta medida enfrentou para garantir a melhor qualidade e oferecer um dos pilares da dieta mediterrânica . De fato , as ações de azeite muitas qualidades nutricionais devido ao elevado teor de ácidos graxos como ômega 3. Este componente ajuda a reduzir o colesterol e triglicérides no nosso corpo , de modo que você começa a reduzir o risco de doença cardiovascular.

LINKS