A Madrid Fusion 2014 vem a caminho

A Madrid Fusion 2014 vem a caminho

27.JAN.2014

Madrid tornou-se mais uma vez a capital mundial da culinária. O Congresso Internacional de Gastronomia Madrid Fusion está de volta pela décima segunda vez, sob o slogan deste ano: “A Inspiração saiu à Rua”, e com palestras, provas, aulas de mestres, degustações e conferências reunindo mais de uma centena de chefs internacionais de 15 países e com 30 produtos na ribalta.

Um das novas particularidades deste ano é que os espetadores podem desfrutar de duas conferências em uma. Durante a manhã o Centro de Conferências recebe a Madrid Fusion 2014, incidindo eminentemente na moderna e inovadora cozinha, enquanto à tarde a Saborea España centrar-se-á em aspetos mais tradicionais da cozinha.

Entre 27 e 29 de janeiro, chefs de topo tais como Joan Roca, Quique Da costa e Gert de Mangeleer irão debater a cozinha de qualidade num tema urbano, explorando restaurantes citadinos que têm em vista o campo, tais como os de Eneko Atxa e de Pascal Barbot. Outros focar-se-ão em peixe e marisco, como é o caso de Ángel León, o flamengo Filip Claeys e a estrela siciliana Pino Cuttaia. E há aqueles que viram as costas a tudo isso e seguem influências puramente rurais, tais como o flamengo Kobe Desramaults e o fabuloso Michel Bras.

Cidades como Istambul, Banguecoque, Lima, Washington, Tóquio, Nova Iorque, Paris e Buenos Aires, juntamente com cidades mais pequenas tais como Bruges, Gerona e Agrigento, entre outras, irão servir como inspiração para os soberbos chefs presentes, enquanto se descobrem novas áreas de inovação culinária, tal como a região da cordilheira dos Andes.

Para além de tudo isto, Ferran Adrià, através da equipa presente na elBulliFoundation, irá formular as 50 questões que irão mudar a forma como pensamos em cozinha. Esta estreia mundial terá lugar quase simultaneamente em Nova Iorque e Madrid, abrindo áreas de conhecimento completamente novas.

Haverá também uma homenagem à mistura de talento que constitui El Celler de Can, e à equipa espanhola que venceu o campeonato do mundo de catering, bem como a revelação dos cem melhores restaurantes espanhóis.

Para permitir que toda a cidade e os seus visitantes compartilhem esta euforia gastronómica, decorrerá até 9 de fevereiro o Festival gastronómico (Gastrofestival), no qual mais de 400 estabelecimentos e instituições de Madrid homenageiam a cozinha não apenas de um ponto de vista culinário, mas também em termos de arte e literatura.

LINKS