Uma deliciosa pausa de Natal

Uma deliciosa pausa de Natal

02.JAN.2015

As refeições de Natal são realmente agradáveis devido às pessoas que estão ao redor da mesa e à variedade de pratos (e quantidade) que vamos degustar. Depois de uma semana cheia de refeições um pouco copiosas demais, ainda resta o banquete dos Três Reis Magos para completar esta maratona gastronómica anual. Este é o motivo por que lhe estamos a oferecer uma receita que irá dar uma pausa à sua dieta, para além de um sabor incrível: a salada Joselito.


A mistura de diferentes tipos de alface irá fornecer-nos a base para esta salada nutritiva, saudável e leve, que vamos temperar com azeite extra virgem, sal e vinagre balsâmico. Esta podia ser uma receita para uma salada normal. Mas, quando acrescentamos o toque de Max Alajmo, o resultado muda e é simplesmente incrível.  

 

O tempero secreto desta entrada única é um molho de amêijoas. Começaremos por lavar os moluscos e deixá-los cobertos em água e sal dentro do frigorífico. Depois, iremos programar o fogão a 100ºC para abrir as amêijoas. Depois de abertas, iremos preparar um creme com a sua carne, água e azeite extra virgem e, de seguida, congelá-lo. Imediatamente a seguir, temperá-lo-emos com sal e limão, enquanto o misturamos com azeite e polvilhamos com um pouco de bergamota. Para tornar esta iguaria deliciosamente inigualável, falta apenas juntar os ingredientes principais: as fatias de chouriço Joselito e as fatias de presunto ibérico Joselito.

 

Agora, precisamos de preparar uma apresentação digna desta criação: iremos servir a salada numa porringer fria e polvilhá-la com botões de creme de amêijoas e pão torrado. Este é um prato completamente saudável e saboroso o que lhe permitirá desfrutá-lo sem restrições no meio dos banquetes de Natal.

LINKS