Street food, a comida rápida (fast food) gourmet

Street food, a comida rápida (fast food) gourmet

17.SET.2014

Uma tendência gastronómica que surgiu durante os últimos meses foi o conceito de street food. Este tipo de comida é preparado fresco, é vendido diretamente na rua e é, frequentemente, distribuído a partir de camiões ou de carrinhas, motivo pelo qual é, também, denominado truck food (comida de camião). Uma das razões pela qual estes negócios estão a proliferar é apontada pelo mundialmente aclamado chef peruano Gastón Acurio: “Este tipo de negócio constitui uma excelente oportunidade para os jovens chefs que estão a iniciar as suas carreiras e conseguem oferecer excelentes pratos por um preço muito mais baixo do que aquele que o consumidor pagaria num restaurante, uma estratégia que os ajuda a tornarem-se amplamente conhecidos entre o público em geral”.

 

Este tipo de “restaurantes rápidos” tem as suas raízes nas carroças tradicionais nas quais o vendedor percorria as ruas para vender os seus produtos . De facto, este sistema já foi utilizado na Grécia Antiga, uma vez que não eram muitas as famílias que tinham capacidade económica para ter uma cozinha. Desde então, a street food (comida de rua) evoluiu até ao conceito atual: automóveis equipados com alta tecnologia, prontos para preparar comida de qualidade e original, a um preço acessível num ambiente muito fresco. Para além disso, ao comermos neste tipo de negócios podemos saborear uma amostra da cozinha daquela área em particular, devido à sua especialização em receitas locais.

 

O espaço gastronómico Joselito’s, em Madrid, baseia-se num conceito intimamente relacionado com o da street food. O serviço existente nesse espaço gastronómico é personalizado e a oferta é baseada na máxima qualidade dos produtos ibéricos da Joselito. O menu oferece tapas e receitas tradicionais preparadas por profissionais especializados e um maestro cortador (“mestre de corte de presunto”, em espanhol): uma equipa preparada para confecionar pratos de haute cuisine (alta cozinha) para os paladares exigentes do público em geral.

LINKS