Divida bem o seu Smartphone: Tecnologia no seu prato

Divida bem o seu Smartphone: Tecnologia no seu prato

03.MAR.2014

Além da louça, é óbvio que será necessário um smartphone durante o jantar. A tecnologia inteligente influencia cada vez mais a forma como comemos. A inovação na cozinha vem do forno, assim como a inovação que acontece nos Joselito Lab, a ser promulgada pela sala de jantar do restaurante.

Antevemos já os estabelecimentos que não têm empregados de mesa a anotarem o seu pedido, mas que, em alternativa, têm apenas uma mesa onde os clientes escolhem a sua refeição e podem pagar ali mesmo, através de cartões sem contacto. Para aqueles que preferirem o contacto humano, existem centenas de apps que os restaurantes alternativos podem fornecer-nos, através de recomendações personalizadas para cada utilizador, como a Yelp!, ou a Chefs Feed (em que os chefes de cozinha mostram as suas preferências de restaurantes locais).

A tecnologia inteligente também entra na sua casa como as apps que fornecem receitas, como a "How to cook everything"; uma app que organiza a sua lista de compras por si; e apps que lhe dizem o vinho que combina melhor, por exemplo, com o Presunto Joselito (Hello Vino). E também, agora o seu telefone irá dizer-lhe se pode comer aquelas maçãs que comprou no início da semana sem prejudicar o seu paladar: os cientistas da Universidade de Tufts (EUA) criaram sensores feitos com seda e papel dourado, ambos comestíveis, que se podem colar à alimentação. Através de um leitor como um Smartphone, o sensor irá indicar se o produto é comestível ou não. É uma espécie de "rascunho" digital, como foi explicado, necessário para determinar a qualidade de um Presunto Joselito proveniente de porcos alimentados com bolotas.

De facto, o Mobile World Congress (Congresso Mundial Móvel) teve lugar na semana passada em Barcelona, onde os dispositivos móveis, as suas novidades e funções foram o foco principal. Num cenário como este, não poderia faltar o toque inteligente no mundo alimentar, que agora surge sob a forma de apps para encomendar comida. Para evitar as longas filas que existem sempre nos lugares famosos da gastronomia, a app do Congresso permite-lhe encomendar a sua comida com antecedência e ir buscá-la à hora marcada. Uma maneira de poupar tempo e utilizá-lo para participar em mais eventos.

Como poderia ser de outra forma? O Joselito também deu o seu contributo para esta convenção global, servindo fatias do melhor presunto do mundo aos delegados que estavam no T1 do Aeropuerto del Prat (Aeroporto de Prat). 

 

LINKS