Regresso às aulas com muita energia

Regresso às aulas com muita energia

08.SET.2014

A rotina volta após o verão. As crianças têm as mochilas cheias e prontas para o regresso às aulas e, para algumas delas, acordar pode ser algo tremendamente difícil após três meses de férias.

 

Assim, a Associação Espanhola de Pediatria (AEP em espanhol) garante que o início das aulas é o momento perfeito para ensinar vários hábitos saudáveis às crianças para poderem assimilá-los e aplicá-los durante todo o ano. Ao fazê-lo, os hábitos rotineiros que ajudam as crianças a adaptarem-se ao novo horário são mais uma vez considerados. Esses hábitos ajudam-nas a crescer de forma saudável.

 

Além de atividades como a atividade física regular e dormir no mínimo 9 horas por dia, a AEP também defende que um bom pequeno-almoço deve ser uma refeição essencial antes de sair de casa, para garantir os 25% da ingestão diária de calorias. Um pequeno-almoço nutritivo e equilibrado deve incluir produtos lácteos, cereais e fruta. Se a criança não tomar um pequeno-almoço completo, ela pode apresentar dificuldades ao nível da concentração e, consequentemente, alcançar um baixo desempenho físico e intelectual.

 

Para garantir que as crianças tomam o pequeno-almoço, iremos assegurar-nos de que acordam a tempo: esta refeição não requer muito tempo, 15 minutos devem ser suficientes. No caso de não gostarem de alguns dos alimentos detalhados, vamos começar por dar-lhes os que gostam e iremos introduzir os restantes gradualmente, incentivando-as a tomar um pequeno-almoço cheio de energia. Portanto, o papel dos pais e das amas é essencial para que as crianças se acostumem a hábitos saudáveis e os apliquem de forma natural, como já lhe explicámos numa publicação anterior. Na Joselito, gostaríamos de o incentivar a ensinar os seus filhos a comerem de forma nutritiva, pois não só será benéfico para o organismo deles, mas também se tornará um momento agradável passado com a família.

LINKS