
A importância de uma boa apresentação
Os pratos com uma boa apresentação parecem ter um melhor sabor. Esta é a conclusão a que chegaram cientistas da Universidade de Oxford que, através de uma experiência em que apresentaram comida na forma de grandes peças de génios artísticos, como Kandinsky, o criador da arte abstrata, descobriram que os comensais consideraram estes muito mais saborosos do que aqueles apresentados sem qualquer charme.
O facto de comer é uma experiência que envolve todos os sentidos, não apenas o sabor ou o cheiro. De acordo com os cientistas da universidade inglesa, toda a informação processada de forma sensorial influencia a perceção que temos sobre uma situação específica, neste caso, o facto de comer, e acaba por influenciar a sensação que temos, mesmo que a realidade seja diferente dessa sensação.
Peritos em psicologia da mesma universidade asseguram que metade da informação que o cérebro processa de forma sensorial, mesmo quando comemos, vem da visão; a outra metade vem dos dados recolhidos pelos restantes sentidos. Assim, de acordo com estes cientistas, o que vemos tem maior influência do que aquilo que comemos ou cheiramos.
Este estudo está a realmente a proporcionar uma circunstância valiosa aos proprietários de restaurantes: os comensais acreditam que um prato com uma apresentação bonita tem uma qualidade superior. O velho adágio de “comer com os olhos” adquiriu finalmente um significado literal. Cuide sempre das suas apresentações. De Joselito estão algumas dicas para seus pratos apresentações não deixam ninguém indiferente