Passar tempo na cozinha com os pequenitos

Passar tempo na cozinha com os pequenitos

28.JUL.2014

O verão é, sem dúvida, a estação do ano favorita: as crianças não vão à escola, sol, praia… Quem não gostaria de uma altura assim? Muitos pais aproveitam estes meses para passar tempo com os seus filhos e uma boa maneira de fazê-lo seria ensinar-lhes uma lição que, pelo menos por agora, a escola não possa ensinar: aprender a comer de forma saudável e equilibrada.

 

A Spanish Society of Dietetics and Food Science (SEDCA em espanhol) assegura que o ambiente familiar da criança é fundamental para garantir padrões alimentares saudáveis. A partir dos 12 meses, a SEDCA recomenda aos pais darem o exemplo e consumirem comida saudável na presença dos filhos e a fazê-los participar nesta ação, para evitar possíveis transtornos alimentares. A Sociedade também recomenda a criação de rotinas alimentares com hora e local e evitar distrações à mesa, como dispositivos eletrónicos ou televisão: a comunicação é assim reforçada e os pais irão certificar-se de que a criança não se distrai e, finalmente, come muito mais ou muito menos.

 

Por isso, a Spanish Primary Health Care Pediatrics Association assinala que a dieta mediterrânica é uma das mais adequadas para a alimentação das crianças, pois inclui uma quantidade ideal de legumes e cereais, que é complementada pelas porções ideais de aves, peixe e carne vermelha. Também declara que a ingestão diária de alimentos deve ser dividida em 5 refeições por dia (pequeno-almoço, lanche a meio da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar leve); 5 porções de frutas ou legumes também devem ser ingeridas ao longo do dia.

 

Na Joselito, participamos nesta iniciativa de educação alimentar com projetos como o Happy Joselito ou a Joselito LAB, onde desenvolvemos ferramentas e formação de cozinha que irão ajudar-nos a seguir padrões alimentares saudáveis. Além disso, também promovemos a cultura jamón entre os jovens e no campo do desporto, pois o presunto Joselito tem propriedades benéficas para seguir uma dieta saudável e equilibrada.

LINKS