A forma como os smartphones influenciam a sua experiência de jantar fora de casa

A forma como os smartphones influenciam a sua experiência de jantar fora de casa

27.AGO.2014

Enquanto espera pelo seu pedido no restaurante, desliza o seu dedo pelo ecrã do seu smartphone observando imagens de comida impressionantes, todas elas agrupadas com a hashtag #foodporn na Instagram. Quando tem finalmente o seu pedido à sua frente e dá a primeira dentada, sente-se desapontado(a). Será que o prato não é bom? Não é nada disso. O que sucede é que a rede social fotográfica o(a) ludibriou.

 

Está comprovado que observar imagens na aplicação Instagram antes de comer poderá tornar a sua refeição futura menos agradável. Este fenómeno explica-se pelo facto de a sobressaturação das imagens gastronómicas à qual somos expostos nessa rede social nos fornecer a perceção de que já comemos aquela comida, embora não o tenhamos feito, na realidade.

 

Embora os smartphones tenham facilitado muitos aspetos da nossa vida diária, enfrentam determinadas complicações no negócio da restauração, pelo menos num nível inicial (a priori). Aparentemente, o simples facto de possuir um smartphone sobre a mesa, mesmo que não o estejamos a utilizar, poderá danificar relações interpessoais. Por esse motivo, a experiência nos restaurantes poderá ser afetada por tais dispositivos.

 

Contudo, quando a tecnologia é utilizada para interagir na rotina do restaurante, melhora-a: Especialistas da Universidade de Stanford desenvolveram uma experiência na qual vários clientes de um café utilizaram o seu smartphone para verificarem o menu, para fazerem o seu pedido e para serem chamados quando o mesmo estivesse pronto. Os clientes e o pessoal concordam ao considerarem muito positiva a utilização do telemóvel para esse efeito.

 

Na Joselito gostamos de utilizar tecnologia, especialmente quando a mesma nos aproxima do cliente e lhe fornece informações úteis, tais como as receitas e as técnicas de cozinha que podem ser encontradas na aplicação web Joselito LAB, também disponível para smartphones e tablets.

LINKS