Como identificar o melhor presunto do mundo

Como identificar o melhor presunto do mundo

31.MAR.2014

Na Joselito trabalhamos arduamente para garantir que os nossos presuntos são de uma qualidade suprema. É por isso que examinamos e executamos um controlo exaustivo de todos os nossos pedaços para garantir que produzimos sempre o melhor presunto do mundo.


Identificar o melhor presunto ibérico envolve saber como apreciar certos aspetos que devem estar presentes num presunto deste tipo. O calado é uma parte chave deste processo para julgar estas características e o Maestro Jamonero ou Mestre de Presunto é responsável por examinar os presuntos nesta etapa, o que marca o final de um longo e lento processo de cura.

 

Dado o quão difícil é esta parte do processo, existem aqueles que procuram por alternativas para obter resultados mais empíricos. Existem modelos de nariz eletrónico, para uso industrial, que permitem que vários presuntos sejam verificados ao mesmo tempo. Contudo, estes dispositivos nunca poderão substituir a forma tradicional de o fazer, usando uma técnica que tem sido usada ao longo de centenas de anos e que ainda envolve uma série de sensações que na verdade não podem ser alcançadas com uma peça de equipamento eletrónico.

 

E explorar usando a cala permite que quaisquer possíveis alterações e possíveis alterações e defeitos no presunto que não só pode ser percebido através do cheiro . Portanto, com esta técnica tradicional pode detectar o problema e encontrar rapidamente uma solução.

 

A Joselito determina a excelência de um autêntico presunto ibérico alimentado com bolotas ao estabelecer fatores como a textura, sabor, cheiro e cor. Examinar o exterior do presunto também ajuda a estabelecer a qualidade do pedaço, portanto a aparência tem de ser verificada (observando a untuosidade da gordura) e tem de ser garantido que não existem anomalias.

 

Os especialistas usam uma série de parâmetros para analisar e classificar estes fatores. A classificação é usada para determinar a qualidade de cada pedaço. Os parâmetros usados são os seguintes:

 

-        Aparência exterior: peso e gordura

-        Aparência interior: cor da carne e a gordura

-        Distribuição da carne e da gordura

-        Salinidade

-        Sabor

-        Aroma

-        Textura

-        Firmeza

-        Impressão geral

 

Um presunto Joselito é uma garantia de qualidade: o porco, o que ele come, o seu habitat e o processo de cura garantem um produto de grande qualidade que é único no mundo. Uma delícia que pode provar como um especialista na sua casa.

LINKS