20 dias por ano para desfrutar do ElBulli

20 dias por ano para desfrutar do ElBulli

28.FEV.2014

Os amantes da comida estão com sorte dado que o novo espaço para a criatividade, o ElBulli1846, irá abrir as portas 20 dias por ano, permitindo que um pequeno grupo de pessoas desfrute dos novos pratos de Ferran Adrià, sem dúvida um dos melhores chefes do mundo.


Em julho de 2011, Ferran Adrià surpreendeu-nos com o fecho daquele que foi considerado cinco vezes o melhor restaurante do mundo. Parecia que a instituição emblemática se teria afundado na história mas, há alguns dias atrás, o chefe surpreendeu-nos novamente dizendo que, em junho de 2016, irá abrir um espaço, ElBulli1846, onde os novos pratos que ele irá criar com a sua equipa de investigação podem ser desfrutados.


O ElBulli1846 é um dos três pilares da elBulliFoundation, que terá sede num edifício de quase 4400 metros quadrados em Cala Montjoi, Roses, que irá respeitar o ambiente e utilizar energia limpa. Este edifício será um espaço para exposição, um centro de criatividade e um restaurante, mas nunca os três ao mesmo tempo. O local irá situar-se nas antigas instalações do ElBulli, com o objetivo de promover a cultura gastronómica e formações de alto nível. Espera-se que esteja construído no princípio de março de 2016.


O ElBulli1846 irá empregar uma equipa de 30 a 40 profissionais da gastronomia, que irão explorar a eficiência da criatividade na cozinha durante oito meses por ano. Estes cozinheiros estarão sob orientação de Ferran Adrià. No final da temporada, serão servidos almoços e jantares durante 20 dias. Metade destas refeições serão gratuitas para aqueles que obtenham uma mesa através de sorteio na Internet. A outra metade será cobrada e o dinheiro angariado será utilizado para a manutenção da elBulliFoundation.


Assim, o elBulli1846 irá combinar inovação, criatividade e investigação com a promoção do legado do prestigioso restaurante num conceito arquitetónico holístico. Estas são algumas das características de uma iniciativa que procura também combinar a dimensão "inteligente" com a sustentável.


Para além de Ferran Adrià, Juli Soler, o antigo chefe dos empregados de mesa no elBulli, e o arquiteto Enric Ruiz Geli, estarão envolvidos no projeto, este último tratando da fusão das instalações com a natureza e o ambiente onde estão localizadas.

LINKS